18.9.02

Maldita mídia manipulativa!

Mamma mia! Tô brincando, em parte. O Globo já escancarou o apoio ao Serra, mas principalmente o ataque ao Lula. Antes estavam poupando o petista, mas agora isso é incontestável; começou assim que o Ciro ultrapassou (negativamente, huahuahua) o Serra.
Mas vocês já leram aquele delicioso livrinho (ou intragável calhamaço, urp!) do Antonio Negri e do Michael não sei das quantas (Bolton? Não, esse canta)? Falo de Império. Bem, eu consegui ler cerca de um sexto dele, o que significa que estou começando a pegar o espírito do que eles queriam dizer. Que a nova subversão terá de vir mesclada ao Império, porque ele abarca todo e qualquer núcleo da civilização humana, blábláblá.
E você repara (engraçado...) que os colunistas do Globo não gostam muito do Serra, até citando o debate cara-a-cara com ele no auditório do jornal. É o Zuenir Ventura, o Verissimo, o Mauro Rasi - segunda, foi a Cora Ronái. O que significa que dentro do jornal tem um espaço para a opinião de uma certa elite pensante, que com toda certeza sabe que o jornal apóia o candidato do qual eles não gostam, mas já perceberam que isso não é motivo pra ficar eternamente no JB - pelo contrário, sua "vira-casaquice" pode até servir para chamar atenção do leitor do Globo para o outro lado. Afinal, a grande maioria do público leitor sabe que é manipulado e isso não parece adiantar muito.
Dá vontade de dizer: rárárá, que mulas, um bando de subversivos na folha de pagamento deles. Engraçado como o capitalismo come o próprio rabo; se o leitor vai passar a comprar ou assinar o jornal por causa de um conteúdo, não importa se esse conteúdo é contrário ao que querem passar (eles também sabem), vai ficar lá. Só não pode é pisar na bola quanto ao código de ética; isso não.
Isso vale também pros jabás de gravadoras e afins; apesar do Megazine ser cheio de jabá sobre séries de tv e bandas e livros best-sellers, tem também o escondido Rio Fanzine com a informação alternativa, filtrada apenas pelo gosto do Tom Leão e seus compadres (acho ótimo, viu?).
Enfim. Tá tudo lá pra quem quer ver.
Esse foi o meu momento Observatório da Imprensa. Bip!