6.10.02

Festival IX

Sexta.
Eu deveria ter visto o Homem sem passado, mas o Paissandu atrasou a sessão em (pelo menos) meia hora por causa de "uma pecinha que estava faltando" e pedi (pedimos, eu e JP) nosso dinheiro de volta. Senão atrasaríamos para o próximo filme...
4:30 da tarde: 11 de setembro (September 11th). Esse é um filme controverso. São episódios dirigidos por diretores de diversas partes do mundo sobre o acontecido em NY ano passado. Um dos episódios de 11 minutos foi coberto de aplausos: o que fazia paralelos entre a terça-feira, onze de setembro, em que Pinochet deu o golpe no Chile e a terça-feira, 11 de setembro dos EUA. Era narrado por um exilado chileno que hoje mora na Inglaterra e cheio de imagens de arquivo. Foi o do diretor inglês.
Já Iñarritú fez um imbróglio de sons (que ficou pior mal-legendado) sem imagem. Ou quase sim. As imagens eram poucas e esparsas; apenas o balé das pessoas se jogando do WTC. Eu gostei um pouco.
O do diretor japonês, creio que ninguém conseguiu relacionar com a tragédia de NY. Era sobre um homem que voltava da Segunda Guerra agindo como cobra (!). Talvez tivesse a ver com o fato do oponente japonês serem os EUA, mas ficou enigmático demais. Mas é uma história legal (e o cara parece mesmo uma cobra).
O que menos gostei foi o do diretor... acho que de Israel. Fez uma história muito boba a partir de um atentado acontecido em Israel ao mesmo tempo do do WTC. Parecia um argumento de um aspirante a cinema de 2o grau!