6.7.03

Dolores e Dolores

Dee Dee e Lolita têm um parentesco.
Estava pensando na coincidência de nomes entre a protagonista dos filmes da Turma da Praia (lembra, a Annette Funnicello e o Frankie Avalon?) e a ninfeta de Nabokov. Será coincidência? Se for, é uma das boas.
A moral da Turma da Praia é coisa das mais impressionantes. Dolores, ou Dee Dee, tem um date fixo e um fica chifrando a prancha do outro. Depois dão uns beijos de boca fechada e dizem que se amam.
Não sei, só vi dois filmes: "A praia dos amores" (em que Dolores trai Frankie com um antropólogo mais velho e Frankie trai Dolores com uma húngara) e "Como rechear um biquini" (cujo título original, "How to stuff a wild bikini" foi emprestado por aquela peça com a Cláudia Jimenez. Neste Frankie trai Dolores com uma nativa de ilha e Dolores trai Frank com um garoto-propaganda de moto).
I mean, cruz credo. Se é pra fazer isso, que seja às claras. E o filme ainda é machista. Dolores tem que hesitar e se fazer de difícil (porque não é) e falar que "fulano é pra casar, sicrano não".
Enfim, quem leu Lolita sabe do que estou falando. A cultura do dating e as sacanagens de acampamento. Ou de praia. Ambientes promíscuos. Nabokov enxergou o que estava acontecendo antes dos outros (que só viram lá pelos seventies...).
American Pie é franquia. Conseqüência.