6.8.03

E o Lula, minha gente

Ninguém tem coragem de falar mal, realmente, deste senhor; de dizer em público que não gosta mais dele. Mas as pesquisas mostram que sua aprovação popular, puf, despencou. As pessoas são egoístas e falsas, e sua falsidade encobre o egoísmo; assim, "porque mexeu no meu, não gosto mais dele". Mas no fundo sabem que ele fez a coisa certa.
Eu acho que ele está fazendo as coisas certas. Talvez precisássemos esperar por um presidente único, com altíssima aprovação popular, pra conseguir passar pelo aro de fogo das reformas. Como numa fase de Tomb Raider Chronicles em que você tem que usar um medkit pra ficar com a saúde no máximo pra poder atravessar um corredor em chamas e apagar a si mesma numa piscina... ah, deixa pra lá.
O importante é que o Lula é estratégico. Ele sabe gastar sua munição na hora certa. Assim, por que as reformas que atingem mais o povo primeiro? Por que não uma campanha anti-corrupção antes de tudo? Oras, ele não pode acabar com a mamata dos senhores congressistas já-já porque são eles que votam as reformas... Senão nada mais passa, nunca, jamais, em tempo algum. Não haveria nenhuma "verbinha amigável pros meus correligionários" que desse jeito... E o Lula estaria pavimentando seu caminho prum golpe (dele, ou de outro) e o nosso, pro abismo que muito bem conhecemos.
Acho que a gente não entende de política... escolada nas metáforas (ou "meta foras") do Lula, posso dizer que a política é como um jogo de varetas... se tirar uma na hora errada, ou sem delicadeza na ponta dos dedos, desaba tudo e game over.