25.4.04

Agora, switching to cinema mode. Eu li o roteiro de Beleza Americana. É o melhor modo de aprender roteiro. Não gosto de salas de aula. Curto muito mais aprender sozinha.
Mas o que muita gente não sabe é que o início e o final do filme eram diferentes. Descobri isso assistindo os extras do DVD e lendo o tal roteiro. Jane e Ricky eram condenados (injustamente) pelo assassinato do Lester. O filme começava com Ricky cantando, na prisão, I'm fixing a hole. Seria legal também a cena do tribunal onde o júri, escandalizado, assiste a fita de Jane pedindo a Ricky pra matar seu pai.
Aliás, na cena original, Jane era bem mais desenvolta. E devia estar sem blusa, mas no filme não estava. Por quê? Porque era desnecessário: tinham cortado, também, uma cena em que a fita passa num programa de TV (The Real Dirt), com a gracinha dos seios digitally blurred (a hipocrisia da televisão) passando a nítidos logo depois, na cena do júri.
E desenvolvendo um pouco mais o tema gay do Coronel Fitts e a doença de sua mulher.
E Jane, na prisão, assistindo Angela num Baywatch-clone (Angela Hayes as Julie...).
Ficava um filme bem mais fechado. Você não sente uma sensação de coito interrompido ao ver American Beauty? É que os adolescentes escaparam, foram pra NY, após uma pequena retenção (matou seu pai? não? então está bem.). Faltou os adolescentes se foderem. Os adolescentes sempre se fodem.