27.12.04

Dois fatos sobre o fim do ano

1. Chineses entram no metrô. Gringos entram no metrô. (Chineses não são gringos porque gringos têm que ser vermelho-camarão e se vestir com bermuda cáqui, camisa de malha e mochila estilosa. Chineses se vestem como os brasileiros e têm cara de nordestinos de olho puxado, mas no fundo, são mineiros, tenho certeza disso.)
Tenho visto cada vez mais chineses turistas. Outro dia estava esperando para atravessar a rua e um ônibus abriu uma porta de onde saíram chineses como coelhos. Reaglomeravam-se ordenadamente e me olhavam: fui a primeira coisa da cidade que eles viram, e devem ter pensado "ué..." em chinês.
No No Shopping, uma das opções era "Juliana" fechar com "Lino" (relaxe, não vê que estamos os dois à margem?). Isso aconteceu. Imagine agora os cafundós de um Ministério chinês, um passando pro outro papéis que ordenam: subsídios às passagens para o Brasil. Propaganda positiva sobre o Brasil. Reportagens no jornal do Estado sobre o Brasil. Os chineses descobrem, subitamente, que o Brasil é um país muito legal e empenham os seus Ren Mi Bi aqui, bem aqui.

2. Me dou conta que vou presenciar ao vivo a chuva de papel picado infalivelmente anunciada pela Globo. Já se tem jogado tímidas bordas de formulário contínuo.