12.4.05

Sêcas

Êsse papo de paranóia, aliás, me lembrou o TOC da dona da Baleia no Vidas Sêcas. Todo mundo já leu isso na escola, faça um esforço: ela ficava cuspindo por cima da cêrca, achando, sei lá, que tudo daria certo se ela conseguisse passar de determinado ponto (dá pra ver que minha memória não registra nada - tabula rasa do cacête). Ela acaba ficando com a boca sêca e, claro, sem água pra molhar a garganta. Eu fiquei surprêsa em encontrar a minha anormalidade num livro. Não foi a primeira nem a última vez.
Regredi uma ou duas reformas ortográficas por um motivo, não sei se um bom motivo, mas um motivo. Vidas Sêcas não parece muito mais sêco do que Vidas Secas? Não sei se é pela ingenuidade do acento circunflexo se assemelhar a um guarda-chuva, portanto, mais sêco; fato é que sêco parece mais sêco, e portanto, sêco pra mim agora tem acento circunflexo. As outras palavras foram só de curtição. Não tem gente que escreve axxim? Pelo menos eu tenho histórico e motivo.