23.6.05

Estação Ghost World

Era uma vez um restaurante dos anos 80 perdido em 2005.
O nome era Bella Blú, com um tosco logotipo com toda a pinta de ter sido feito pelo primo que "sabia desenhar". Era a silhouette azul de uma mulher de vestido segurando uma pizza em cima da cabeça - a tal da Bella Blú. Eu sei, não faz sentido nenhum, mas eu adorava.
A fachada de fora era azul com ripas de madeira e vidraças em arco (a última palavra da arquitetura... em 1985!). Os arcos também se multiplicavam lá dentro, pintados dessa cor aqui. A música ambiente era sempre Antena 1, ou seja, lounge cafona anos 80. Para combinar, o restaurante (até por ser grande) estava sempre meio-vazio, e os habitués eram famílias empobrecidas (no domingo), velhos esquisitos, executivos suados e carecas - um primor. Enfim: um ambiente pra Paranoid Android nenhum botar defeito.
Eu adorava.
O Bella Blú era uma pizzaria e virou um restaurante a quilo nos anos 90. Mas manteve o espírito. Tanto que levei minha mãe lá uma vez e ela detestou. Chegou a fazer carinha de nojo e parar de comer. Adorei.
De vez em quando perpetravam uma reforma que era mais uma demão apressada de tinta Light Dull Cyan.
Por isso, quando o Bella Blú fechou para reforma em março, nem me preocupei. Outro dia, passando da faculdade, vi que tinham quebrado tudo.
Aí eu vi que o troço era sério.
Hoje, depois de um tempo usando a "rota alternativa", passei de novo na frente do Bella Blú - pensando, ingenuamente, que tudo ia ser "parecido, mas renovado" e que poderia até pensar em comer lá, quem sabe?
Você já teve uma amiga de escola que voltou toda patricinha das férias?
Pois foi o que eu senti.

A primeira coisa que vi foi a fachada pintada de terracota.
Depois o monte de gente lá dentro. Saindo pelo ladrão.
A seguir, o nome (o horrível! horrível nome!):
ESTAÇÃO GOURMET
Agora todos os restaurantes se chamam Estação alguma-coisa. (Antes era Alguma-coisa Grill, e antes ainda, Botequim Alguma-Coisa.) O ex-Bella Blú seguiu à risca.
Ora, porra, Estação o cacete! Passa algum trem nesses estabelecimentos, por acaso?
Finalmente, me aproveitei das novas e amplas e quadradas vidraças e perscrutei o buffet (exatamente o mesmo) pelo preço de R$28,00 o quilo. Antes da reforma, o buffet idêntico era R$19,90 o quilo.
I rest my case.