10.6.06

Ovalle no Emule

De todos os presepeiros, o que mais gosto é Jaime Ovalle. Conhecem a sua Nova Gnomonia (modesta teoria para a classificação da humanidade)?
"Dantas, Pará, Mozarlesco, Kerniano e Onésimo. Dantas é o puro, desinteressado, meio angélico; Pará é o arrivista ambicioso, que quer aparecer e furar na vida de qualquer jeito; Mozarlesco é o que leva tudo a sério, acredita na pedagogia, na importância das estatísticas e confia no poder redentor do voto secreto; Kerniano é o impulsivo de estouros incontrolados, mas de alma boa; Onézimo é o que faz a conversa animada morrer quando entra na sala, constrangendo misteriosamente."
Oh, dá para fazer tanta coisa com isso. Numa revista da Azougue tem uma entrevista completa com Ovalle, apontando alguns exemplares de cada gênero e explicando seus nomes. De Dantas, ele perfila Jesus Cristo e São Francisco de Assis, por exemplo. Vejamos alguns atuais:
Com Pelé Copa do Mundo era Dantas, agora virou Pará.
Kelly Key é Pará. (hoje em dia o mundo virou um grande Pará)
Cristóvam Buarque é Mozarlesco.
Lula é Kerniano. (muita gente o acusa de Pará)
Lembo é Onézimo.
Acho que sou Onézima com uma pitada de Dantas e namoro um Mozarlesco que é Kerniano na medida certa. Não tem um pingo de Pará por estas bandas...

Mais alguns links Ovallianos:
Post do Anônimo Veneziano que explica a fonte dos nomes das categorias e nomeia seus próprios exemplares de cada gênero
Música: Azulão de Ovalle e Bandeira no Emule.