13.12.06

cubo mágico

Meus diretores-roteiristas preferidos são o Richard Kelly e o Darren Aronofsky. Eles não têm tanto a ver um com o outro, mas andam com manias paralelas. Primeiro resolveram cada qual dirigir sua ficção científica (Southland tales e The fountain, respectivamente); agora que estão prontos os filmes, comparam a estrutura das histórias com um cubo mágico ("Rubik's cube").

Provas:
Kelly's cube
Aronofsky's cube

(O nome do Rubik's cube em português, aliás, é sem-noção: devia se chamar cubo científico, ou cubo matemático, sei lá. Se bem que não ia vender nada.)

Darren agora está tratando da adaptação de Lone Wolf and Cub, um mangá fofo e violento sobre as aventuras de um samurai e seu menino pequeno. Eu também sou viciada em filmes japoneses/asiáticos em geral (chineses são os mexicanos da Ásia: só fazem coisa trash. Mas gosto). Engraçado como associo coisas aparentemente díspares e elas por si só acabam se aglutinando. Cubo mágico.

P.S.: Outro que está no meu pódio é Charles Kaufman, roteirista de Brilho eterno de uma mente sem lembranças. Agora inventou de ser diretor também. Vamos ver no que dá.