13.1.07

"As pessoas têm medo de você, Veronica..."

Veronica Mars é bom por algumas coisas. A principal é ter a vingança como mote. É escroto que, para atenuar isso, colocam aquelas pessoinhas que a Veronica ajuda a se vingarem, mas desistem de última hora porque são puras de coração.
Ah, e é uma das poucas séries em que adolescentes usam drogas e fazem sexo e são idiotas, e isso não é usado para fazer novelão (como em O.C.), mas sim a favor da história. Tem outras séries em que as coisas são camufladas, mas você infere pela fala dos personagens e pelo uso inteligente de estereótipos que tudo aquilo acontece, mas não é mencionável por política da emissora (como em Daria).
Outra coisa notável é a percepção de que, sendo impopular, você é invisível para os alunos; e sendo um aluno mediano (nem "problema", nem "gênio"), você é invisível para os professores. Veronica age totalmente fora do personagem para obter informação e os professores/colegas simplesmente não notam - porque já não estavam prestando atenção em como ela se comportava antes.
O episódio da Veronica contra os l33Tb0Yz é exemplar. Ela precisa se misturar com os freqüentadores de certa lan house e descobrir quem está por trás de um codinome. Mas não dá, porque estas criaturas nunca vêem mulher, então seria fácil desconfiar dela. O que ela faz? Ela se disfarça de colegial japonesa. Claro, se não dá para se misturar, faça um happening. O resto do episódio pode ser lido aqui, em inglês.