22.1.07

Feliz Aniversário, Maria Luiza

Ela que me perdoe por ter esquecido no dia, mas lembrei agora.
Maria Luiza Estrella faz aniversário dia 21 de janeiro. Sendo de 1982, acabou de completar 25 anos fugindo de praia. O livro em que ela vive, A feia noite, se passa no ano-palíndromo de 2002, quando ela tinha 19 para 20 anos. O livro termina no dia do Grande Apagão: 21 de janeiro de 2002 (por isso "acordam inocentes do apocalipse").
Na verdade, Maria Luiza nasceu exatamente à meia-noite. O médico perguntou para Heloísa se preferia colocar a data do nascimento do bebê em 20 ou 21 de janeiro, e ela respondeu 21, porque Aquário era um signo melhor, mas Maria Luiza sempre gostou mais da possibilidade capricorniana. Capricórnio, portanto.
Francisco, se ela ainda está com ele, deve completar seus 42 anos em maio - Touro. Mas tenho para mim (como sonhei outro dia) que ela debandou para uma pequena cidade no litoral de São Paulo que começava a florescer como point da moda, onde foi assassinada. Os suspeitos vão do jovem repórter que detonou a invasão turística ao moleque bizarro da colônia de pescadores. Todo mundo tinha motivos, entende?

*Daniele me avisou de que eu errei a conta. Em 2002, Maria Luiza completa 20, não 22. A verdade é que sou ruim de contas. Por isso coloquei Maria Luiza para ser "matemática": porque eu sou muito "português".