6.1.07

quedas

Ontem de manhã fui à mercearia oriental comprar sembei; o empregado nordestino achou que eu ia roubar alguma coisa, de tanto que fiquei namorando as embalagens de cada prateleira, tão lindas, multicoloridas, e resolveu me oferecer uma cesta, que é a maneira dos comerciantes dizerem desconfiamos de você. Mas foi um tanto brusco no movimento, e derrubou uma pilha de sacos de dez quilos de arroz japonês. Esqueceu de mim. E começou um dia de quedas.
Fui tentar jogar na loteria, mas o sistema tinha caído - tentei em três lojas, todas sem sistema. Cheguei no trabalho, pediram que eu fosse ao banco; na saída do banco, uma mulher cruzou o meu caminho me olhando com franco despeito e catou um cavaco bem quando passava ao meu lado. Nem tinha me recuperado da comoção quando, alguns metros à frente, de outro banco, sai uma senhora segurando os óculos de leitura com correntinha. Quando pôs os olhos em mim, os óculos caíram estrepitosamente no chão.