15.8.07

Ler é coisa de mulher

Mulheres brasileiras: larguem de comprar roupa e ver novela e de ler sobre gente que faz o mesmo.
Elas já foram nosso principal público leitor (tanto que Camilo Castelo Branco dirigia-se às suas "leitoras"), quando não trabalhavam. De repente, começaram a trabalhar e...
Será o trabalho?
Às vezes acho que devia haver duas modalidades de trabalho. Uma, a que existe hoje, oito horas por dia mais uma para o almoço, e a outra, meio-período, quatro horas por dia com salário reduzido. Porque no final do dia atual de trabalho, o cérebro vira suco.
Mas não funciona assim. Senão, por que os sábados vagando em círculos por shoppings superlotados? De onde sairia a energia para fazer uma hora de spinning? Sair para dançar? E pro barzinho?
Uma sugestão: da próxima vez que for destruir o cabelo com escovas progressivas para depois reidratar as madeixas prejudicadas, leve um bom livro para não apanhar germes daquelas revistas sebentas.
Claro que todo esse aparato - o cabelo que não pode ser uma palha e o regime e a academia - tem uma função subjacente. Só que, ao contrário do que ditam as tais revistas sebentas, um novo amor não vem pela roupa nova, pelo cabelo alisado, nem pela atitude sempre-à-procura. Pode vir com uma mudança de percepção... que uma boa leitura sempre causa. Mudança de dentro para fora, para variar.
Se o seu lance é competição, saiba que habilidades intelectuais sempre deixam um sorriso amarelo nas rivais, até porque são raras.
O mais bacana é que, como cada pessoa faz sua própria seleção do que vai ler, 1) as personalidades ficam muito mais bem-marcadas 2) há muito mais assunto na roda. É diferente de uma novela, por exemplo, de que todos viram o mesmo capítulo na noite anterior. Você viu aquela hora em que a prostituta vivida por Camila Pitanga leu A dama das camélias na novela das oito? Eu não vi, mas todos que assistiram a cena vieram falar comigo... e eu, que já li o livro, tive muito mais a dizer a eles do que eles a mim.
Então, quando o celular não pegar no metrô, abra o livro. Fila de dentista? Livro nela. De banco? Melhor ainda.
Carregue sempre um com você. Não dizem que bolsa de mulher tem de tudo? Então porque não um livro? Tire, sei lá, o secador. Ou aproveite a desculpa para comprar uma bolsa maior (e que seja uma das últimas atitudes fúteis).

PS: Se eu puser aqui "segure o seu homem" ou "como segurar seu homem", aposto como o público-alvo vai cair direitinho aqui. Essa dieta funciona tão bem quanto o final da novela das 8. Resenha de Melancia e morte a Bridget Jones. Os fins justificam os meios.