6.3.08

Botafogo

As transversais de Botafogo, estreitas e idílicas, são dadas a estabelecimentos os mais estranhos. De religiões exóticas a sociedades secretas, passando por jardins de infância e clínicas de aborto. (Pelo menos desconfio muito de um "laboratório" que tem ali perto do cemitério.) De vez em quando você está passando na frente de uma casa e ouve um cântico. Às vezes há filas do lado de fora. Também há as plaquetas de metal ao lado do portão anunciando que aquela é a "Sociedade dos Filhos do Sol" ou whatever.
Há variações. Na Rua Dona Mariana há uma concentração de clínicas de cirurgia plástica de gabarito que a meu ver conjugam com perfeição os três: religião exótica, sociedade secreta e clínica de aborto. Talvez jardim de infância também, por a clínica ser um gênero de fonte da juventude.
Já na rua 19 de Fevereiro você encontra O Aleph. É um laboratório de testes, mas parece uma sociedade secreta.
Na Barão de Lucena tem muita casa de festas infantil e jardim de infância. Fica no ponto oposto a onde acho que tem clínica de aborto, perto do cemitério. Na metade do caminho, na Rua Paulino Fernandes, há pelo menos uma termas. Ela fica a dois prédios da casa de festas infantil, e a três prédios do Grande Edifício de Estatal. Pelo menos a última parte sei que não é uma coincidência. A termas (previamente conhecida como "sauna") ficava do outro lado, na 19 de Fevereiro, num terreno em que hoje existe plantado um alegre edifício amarelo. Com dormitórios minúsculos.
Essas oposições são bem comuns em Botafogo. Se você ficar em frente ao portão principal do cemitério e olhar para a frente, você vê a favela Dona Marta. Em cima do cemitério também surgiu uma que não lembro o nome.
Botafogo também é grande reduto de vilas. Tem uma linda que fica do lado do motel, ou quase do lado. Esse motel fica colado com uma escola primária. As criancinhas devem adorar encostar o ouvido na parede.
Temos dois motéis em Botafogo. Seus logotipos têm um "H" com um misterioso vinco na trave de forma a se parecer discretamente com um "M".
O que mais? Botafogo não é Botafogo sem esgoto a céu aberto. Temos um famoso ponto de erupção (nosso gêiser) na 19 de Fevereiro com Voluntários da Pátria e um ou dois nas imediações da minha rua. Estamos esperando a reforma das galerias de esgoto desde que me entendo por gente. São as galerias mais antigas do Rio, pelo que se diz. Mas as otoridades preferem fazer Rio-Cidade, que é em cima e não embaixo.
A última novidade que tivemos foram os traficantes migrando do morro do Alemão (Bonsucesso-Ramos) para o nosso Dona Marta, resultando em tiroteios muito mais freqüentes. Eu moro bem longe dali. Mas às vezes passo por lá. E não gostaria de tomar um tiro na nuca (ou em qualquer lugar) à toa. Por isso desde já voto no Gabeira. Se a candidatura dele a prefeito sair, é claro.