24.3.08

Dinheiro não é sujo. Mas engraçado.
Para quem não sabe (ficadica) o mecenato da Lei Rouanet funciona assim: a(s) empresa(s) mecena(s) deposita(m) uma Polpuda Soma numa conta (a de captação), o Minc aprova, abre outra conta onde dessa sim você pode sacar. Ou transferir, para a sua conta por exemplo. Então estou com três contas abertas no mesmo banco. Burocracia, que delícia.
(E ela ainda reclama, vocês estão pensando. É, viu, sou ingrata. É um dos meus muitos defeitos.)

too pretty to be a writer?

Fui tirar o primeiro salário-bolsa da Petrobras no banco. Ainda não tenho o cartão da conta. Tive que ir no caixa. Solicitada a isso, dei os números da "conta origem" e da "conta destino". Os olhos do cara se arregalaram quando viu o saldo da conta origem (e não menos quando informei o valor da transferência para a conta destino), e imediatamente ficou imaginando que eu era puta ou protegida de algum daddy. Conforme fui falando com ele, sua opinião mudou sucessivamente para 1) tem um único cliente rico, fetichista de aparelho e óculos, 2) aplica golpes em aposentados indefesos e 3) hacker. Essa última suposição foi a que me deixou mais satisfeita.
Normalmente o que te dizem é para encarar esse e outros eventos em que te julgam pela sua casca externa pelo "lado bom", como "um elogio" -- afinal, se você não fosse bonita, ou magra, ou gostosa, néam, não te pensariam puta, não te chamariam de princesa em frente ao canteiro de obras, não procurariam desesperadamente roçar em você na fila etc. Essa disposição Pollyanna funciona apenas para mulheres medianas, que não tiveram que lidar com esses incidentes freqüentemente; quem teve que lidar com eles desde que completou doze anos (e pasmem, algumas vezes antes disso também) já perdeu a paciência, e até a falta de paciência, há tempos.

Oban

Fiquei meio deprimida com tanto dinheiro. Lembrei da Morvern Callar, que roubou o romance do namorado suicidado e foi pra Espanha com o adiantamento. Vendo-me fitar o extrato entre perdida e embevecida, o caixa finalmente perguntou se eu queria mais alguma coisa. Na verdade suas palavras exatas foram "Tudo certo, senhora?"; de modo que não se soubesse se havia perguntado se estava tudo certo com o extrato ou comigo. Finalmente acordei e me mandei dali. Agradeci antes.