16.5.08

Lembrei do um mês de aikidô que fiz quando vi o sensei num anúncio de ônibus (um busdoor - mas acho essa palavra infame) da minha ex-academia. Fiquei muito chateada quando tive que sair, quando arrumei um estágio. Agora estou fazendo dança do ventre. Vai parecer uma heresia, mas ela me lembra muito uma arte marcial, com a mesma preocupação com o equilíbrio - a mão erguida oposta à perna que está adiantada, por exemplo. É como se fosse uma arte marcial feminina (ah, me odeiem, vai). Derrubar pela beleza em vez da força. Um treinamento de gueixas. Há uma forma tal de mover os braços, outra de fazer o movimento x ou y, mas a elegância e a airosidade, o mais importante, não há como pôr num manual. Só com a professora mostrando, e você pegando, ou não. Ainda estou dominando o sorriso nos olhos, mas sou boa com os braços. Outra dificuldade é mexer os braços e o quadril ao mesmo tempo. E ainda é preciso cuidado na hora de passar de um movimento a outro, para não ficar quadrado. É tudo muito redondo, boleado, fluido.